terça-feira, 7 de outubro de 2008

LOBINHOS


Nosso Grupo Escoteiro está se preparando para no começo de 2009 receber o Ramo Lobinho. Para crianças com idade entre 07 e 10 anos.

Essa etapa concentra a sua ênfase no processo de socialização da criança, estimulando-a a fazer o "Melhor Possível", que é o seu lema, e ser responsável pelos seus atos. O programa tem por objetivo satisfazer a curiosidade, desenvolver a criatividade e os talentos, e além do mais, estimular o seu desenvolvimento mental e físico. Os lobinhos se agrupam em matilhas (pequenos grupos de seis lobinhos cada), dentro de uma Alcatéia, dirigida por um Chefe.
Ao iniciar-se no Movimento Escoteiro a criança entra para uma Alcatéia e se torna um lobinho, passando pela Prova da Pata Tenra e fazendo a Promessa do Lobinho. Lembramos que a Promessa é feita individualmente pelo Lobinho, na frente de todos os membros da Alcatéia, como um compromisso pessoal e voluntário, não obrigatório, talvez um dos primeiros de sua vida.
Não sabemos o motivo exato mas existem duas possíveis razões, que até se complementam, para o uso da imagem dos lobos no escotismo.
A primeira está baseada na história do Livro da Jângal (Jungle Book), onde um pequeno menino se perde na selva e é criado por uma família de lobos. Seu nome, Mowgli.

Mowgli aprende tudo que sabe com os velhos lobos, cuja sabedoria e bondade se fazem presentes em cada ação. A família dos Lobos é poderosa e sua força vem do grupo. São capazes de ações verdadeiramente incríveis, devido à grande confiança e respeito que têm pelo Akelá, que é o lobo mais adestrado, o mais leal, o mais inteligente e, principalmente, o mais justo. O Livro da Jângal (Jungle Book) foi escrito por Rudyard Kipling, famoso escritor inglês ao qual foi outorgado o Prêmio Nobel de Literatura de 1907.

Um comentário:

Unknown disse...

Já fui escoteiro deste grupo
muitos anos se pasaram,hoje sou
chef senior de um grupo escoteiro de florianopolis,chamado jayme janeiro rodrigues ge 28,e estou muito feliz por rever este grupo que fas parte da minha hestoria de vida,que me emsinou o caminho do escotismo.
Abraço a todos.